O país: CHOCOLATE
Imagine estar pertinho de alguns dos países mais legais da Europa, como a França, a Itália, a Alemanha e a Áustria. É assim que vive quem mora na Suíça. O país, famoso por suas altas montanhas, faz fronteira com todos eles. E para conseguir visitar cada um nem demora tanto, já que a Suíça é praticamente do mesmo tamanho que o Estado do Rio de Janeiro. Bem pequeno, quando se compara ao Brasil. É exatamente por estar tão próxima a esses países que a Suíça não tem uma língua própria. Parece meio estranho, né?! Mas é verdade. Lá a população fala alemão, ou francês, ou italiano, ou romanche (uma língua local que vem do latim). Você deve até estar imaginando que todo mundo vive com um dicionário na mão. Na verdade, não é tão complicado assim. As pessoas de cada região falam um idioma e quando vão para outro local do país elas geralmente se comunicam em inglês. Parece confuso, mas funciona.
FRIIIOOO!
Como o inverno lá é longo, os suíços estão acostumados com o frio. O país vive quase o ano inteiro com baixas temperaturas. Por isso, algumas montanhas ficam o tempo todo cobertas por neve. Aliás, esquiar é um dos esportes preferidos de quem mora lá e também uma das atividades que mais atraem os turistas.
AI, CHOCOLATE...
Dizem que depois que você experimenta um verdadeiro chocolate suíço, todos os outros perdem a graça. Se isso é exagero ou não, só provando para descobrir, mas uma coisa é verdade: o chocolate do país é reconhecido no mundo todo. A história da Suíça com essa guloseima é antiga. Foi lá que surgiram algumas das principais invenções da produção do chocolate. Uma delas veio do suíço Henri Nestlé, que contribuiu para que o doce começasse a se parecer com os tabletes de hoje. Logo depois, outro suíço, chamado Daniel Peter, resolveu colocar leite na fórmula. E foi assim que surgiu o famoso (e delicioso!) chocolate ao leite. Um dos mais requisitados na hora de fazer e comer os ovos de Páscoa.
fontes bibliográficas: www.atrevidinha.uol.com.br