E Espanador de lua, baleia, rolha de poço, fulana cara de banana, Olívia Palito. Se por obra e graça de seus amigos você é chamada todo santo dia por algum apelido sem graça como um desses aí de cima, não adianta se esconder no banheiro para chorar ou pedir aos seus pais que a mudem de escola. Nesses casos é como sua avó sempre diz: “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”. Traduzindo em miudinho: quanto mais você foge, mais a turma do mal vai adorar zoar com sua cara. |
Reclame, mas não esperneie |
O resultado do seu protesto vai depender da maneira como você tratar o assunto. Seja educada, sim, mas não deixe de fazer valer seus direitos:
* Quando a chamarem pelo apelido, simplesmente não responda. Continue na sua. Assim seus colegas aprenderão que, se quiserem falar com você, terão de chamá-la pelo seu nome.
* Outra boa tática é tentar ignorar o que falam de você ou de seu apelido sem graça. Claro que não é fácil, mas, se você conseguir fingir que não está escutando e fizer cara de paisagem, mais dia, menos dia eles vão se cansar da brincadeira.
* Bom mesmo seria conversar com a turma da gozação. Fale sobre seus sentimentos, como se sente magoada por tudo o que fazem. E, se eles se justificarem dizendo que é só uma brincadeira, apenas pergunte: “Como vocês se sentiriam se fossem chamados pelo colégio todo por um apelido maldoso?”. E deixe-os pensando no assunto.
* Porém a gente avisa: para você ter esse papo, vai precisar de sangue-frio. E se desconfiar que vai chorar, gaguejar ou se irritar a ponto de falar uma porção de desaforo para todo mundo (o que dá muita vontade, diga-se de passagem!), é melhor, então, continuar ignorando cada vez que a chamarem pelo apelido.
* Pense em conversar com seus pais e contar o que anda acontecendo. Peça conselhos a eles, mas explique que gostaria de resolver sozinha o problema, até porque, se forem tomar suas dores, é possível que a gozação aumente.
* Pode ser que a ajuda venha da diretora da escola. Porém peça a ela que tente resolver o problema sem contar sobre a conversa de vocês. Assim, ninguém terá a chance de chamá-la de dedo-duro.
Não entre nessa!
Pense duas vezes antes de fazer parte de uma turma que adora colocar apelidos maldosos nos outros. Num primeiro momento, pode ser muito divertido ver aquela gordinha do colégio ficar furiosa porque é chamada de baleia. Se acredita que não tem nada de mais, antes de fazer uma maldade dessas, imagine só como se sentiria se a chamassem de saracura — um pássaro pernalta que tem pernas tão finas como dois gravetos — só porque você é magrinha.
|
|
www.atrevidinha.uol.com.br